Pesquisar este blog

"IMPRENSA É OPOSIÇÃO. O RESTO É ARMAZÉM DE SECOS E MOLHADOS". MILLÔR FERNANDES

23 de fevereiro de 2012

O carnaval tradição foi para o Paredão!

Eu tenho saudades do tempo que não vivei em minha Itabaiana, falo das histórias que já ouvi, das fotos vejo, dos livros que leio, vejo uma Itabaiana que não se tem mais, há não ser nos registros que os amantes de sua terra guarda. Assim tem sido nosso carnaval tradição, eu vi esse ano manifestações carnavalescas como Bumba Meu Boi, Índio, Escola de Samba, Catirinas  que honram sua cultura e marcam presença na avenida Epitácio Pessoa cenário do nosso carnaval...
Minha saudosa mãe mim levava para ver tudo isso com muito gosto, não só minha mãe, mas as famílias itabaianenses fazia isso que já era uma programação do povo para seu povo. Hoje não se faz mais isso com intensidade, pois essa tradição tá sendo emparedada, pois os paredões usados na segunda guerra eram para fuzilar aqueles que fossem contra as ideologias nazistas como já sabemos disso, não quero aqui ser contra os paredões sonoros, afinal eles fazem a festas serem animadas também o que precisar é de uma organização estratégica de som, que não vire uma competição como se apresenta.
 

Tem gente que tem seus fundamentos ser contra a esses carros que carregam toneladas de decibéis que prejudicam a audição e causa poluição sonora, e respeito isso, mas acho que se deveria se ter uma preocupação como nossa tradição que tá morrendo aos pouco ao longo da historia ou é medira minha? Onde tá os investimentos? Onde tá a secretaria de cultura de Itabaiana? Falta vontade? Ou dinheiro? Na verdade falta política publica que venha de fato abraça essas manifestações carnavalescas. 
 
Como é triste ver Bumba Meu Boi, Índio, Escola de Samba, Catirinas  e outras cortejos sem o devido amparo cultural financeiro mesmo, parabenizo cada individuo que se vestiu sua fantasia e foi samba nas batucadas de suas Escolas de Samba, ao jovem que fez o seu Bumba Meu Boi e saiu na avenida fazendo valer o cortejo, parabenizar cada Cacique de suas tribos que se pintaram e tocaram sua flauta que parei pra ouvir, as corajosos homens de se vestiram de Catirinas fazendo a diversão  da rapaziada.
 
Não sei se essa tradição vai resistir a esse paredão da morte, a esse esquecimento que se tem para com nossa cultura, já não temos mais as Burricas de Arizona e outros movimentos de folguedos. Ou seja, foi dado o Nó Cego na cultura, ficaremos na Saudade desse tempo tão lindo de se festejar Carnaval, pois os Karas de pau viraram Canibal de nosso dinheiro, não se ouvi nem um Badalauê, o carnaval tradição foi para o paredão mesmo! Ficamos nas cinzas de quarta-feira eternas, vamos então espera uma Phonix que não mim importa sua cor e sim sua vontade de valorizar as diversidades culturais do nosso povo.
  
Ed Gonchá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...