Pesquisar este blog

"IMPRENSA É OPOSIÇÃO. O RESTO É ARMAZÉM DE SECOS E MOLHADOS". MILLÔR FERNANDES

INFORMAÇÃO SOBRE ITABAIANA/PB

Itabaiana é um município brasileiro localizado na microrregião de Itabaiana, estado da Paraíba. Sua população em 2016 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 24.519 habitantes,[5] distribuídos em 219 km² de área.

É sede e maior cidade da Região Geográfica Imediata de Itabaiana, ela desempenha um papel centralizados em sua região. Em 21 de Janeiro de 2013 foi instituída a Região Metropolitana de Itabaiana, divulgada no Diário oficial do Estado, formada pelos municípios de Juarez Távora, Juripiranga, Gurinhém, Salgado de São Félix, Mogeiro, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Pilar, Caldas Brandão, Ingá e Riachão do Bacamarte.

Itabaiana é sede da 12ª Região Geoeconômica, que junto com outros 15 Municípios [9], somam 992,2 Milhões de Reais, a 5ª entre as 14 regiões geoeconômicas da Paraíba, a 12ª Região Geoadministrativa tem destaque na Agropecuária sendo a que mais contribui no Estado.

História

De acordo com o livro História & Consciência do Brasil, de Gilberto Cotrim, esse município foi uma das principais frentes de batalha da Confederação do Equador, um Movimento Separatista e Republicano que pretendia segregar as províncias do chamado "Brasil do Norte" sob a liderança de Frei Caneca, o principal mentor intelectual deste evento, ao qual acusava a elite luso-carioca(família real) de só investir recursos nas regiões de mais baixas latitudes do território que hoje denominamos "Brasil".

Itabaiana teve a sua origem colonizadora em Maracaípe no ano de 1663. Com relação às datas referentes á elevação do povoado de Itabaiana as categorias de vila, município, cidade, comarca e freguesia eclesiástica, há várias versões, assim narra Sabiniano Maia, em “Itabaiana – sua História – suas memórias de 1500 a 1975”

Sabe-se que o povoado de Itabaiana que pertencia ao Município de Pilar, passou á categoria de vila pela Lei nº 723 de 1 de outubro de 1881. (Alguns documentos trazem divergências quanto a essa data)

No governo de Venâncio Neiva em 23 de abril de 1890, através do Decreto nº 14 na comarca de Pilar é criado o município de Itabaiana, tendo como sede a vila do mesmo nome, fazendo parte ainda da sua divisão política e administrativa outros distritos. Esse mesmo governo através do Decreto nº 06 de 26 de maio de 1891 eleva Itabaiana a categoria de cidade, ficando assim esta data como a emancipação política do município.

Após instalada a Comarca de Itabaiana, foram designados para Juiz de Direito e Promotor Público respectivamente os bacharéis Claudino Francisco de Araújo Guarita e José Lucas Pires de Souza Rangel.

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[10]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. Conhecida como a Rainha do Vale da Paraíba, Itabaiana é centro de Zona de 9 Municípios que aglomeram uma População de 108 mil pessoas. Seu clima tem variação de Temperatura o ano todo variando de 16 °C no Inverno a 34 °C no verão. A vegetação é característica de transição entre o Litoral e a Borborema.

Frota de Veículos

A cidade de Itabaiana Possui uma frota de 4.413 veículos registrados na sede. De acordo com o DETRAN PB, o número de veículos tem crescido consideravelmente, uma matéria de um blog de economia Itabaianense afirma que a frota de veículos em Itabaiana cresceu mais de 120% em 10 anos.

Carros - 1.809

Motos - 1.651

Caminhonete - 328

Caminhões - 164

Religião

Assim como em quase todo o Brasil os Católicos dominam o ranking, são cerca de 20.157. Existem várias doutrinas atuantes na cidade. Atualmente existem várias denominações protestantes que reúnem 11,94% da População. Veja abaixo dados do censo de 2010:

Católicos - 20.157

Evangélicos - 2.924

Sem Religião - 1.184

Espíritas - 138

Economia

Itabaiana destaca-se como a 22ª principal cidade da paraíba, seu PIB em 2010 de acordo com o IBGE estava avaliado em 152,8 Milhões de reais, o que configura a 24ª maior economia do estado[11], seu setor mais desenvolvido é o comércio que corresponde por 80,53% do seu PIB, seguido da indústria e da agricultura.

Em 2010 Itabaiana tinha 2 agencias bancarias que juntas movimentaram mais de 44,3 milhões de reais em crédito.

Agropecuária

A agropecuária é pouco desenvolvida porém contribui para o desenvolvimento das famílias locais.

Indústria

É pouco desenvolvida porém garante bons índices de emprego e renda, estando centralizada na transformação da matéria prima, madeireira e entre outras.

As maiores indústrias da cidade são a Indústria de Calçados Penaulty com cerca de 60 funcionários e a Indústria de Sabão e Velas Riase com mais de 45 funcionários.

Serviço e Comércio

É o mais desenvolvido na cidade, principal gerador de emprego e renda. Itabaiana possui um comércio muito dinâmico, por ser sede da microrregião de Itabaiana, sua população chega a ficar 40% acima do normal em dias de feira, o que reflete no seu transito. Outro fator importante é a prestação de serviços de suas mais de 1.100 empresas e de suas 26 unidades de saúde. Em dias de muito movimento do comércio, a população passa facilmente de 24 mil para mais de 35 mil pessoas andando pelas ruas do centro. Sozinho o setor de comércio e serviços representa 80,53% do PIB. Recentemente em um estudo da IPC MARKETING afirmou que o potencial de consumo da cidade cresceu muito nos últimos anos, sendo esta a 18ª cidade do estado que mais vai consumir em 2013, cerca de 240,2 milhões de Reais.

Educação

Na área educacional a cidade sempre teve importante influência no aprendizado das cidades circunvizinhas. Foi em Itabaiana que o escritor José Lins do Rego estudou até se mudar para a capital do estado. Em 2009 foram matriculados no Município cerca de 8 mil estudantes, sendo os principais: Pré escola 706, Fundamental 4.712 e Médio 1.702.

Infraestrutura

O município possui sistema de abastecimento de água, com tratamento em ETA convencional. O sistema de abastecimento de água atende com rede de distribuição 70,07% dos domicílios ocupados no município de Itabaiana. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) é o órgão responsável pelo sistema de abastecimento de água do município de Itabaiana. A mesma companhia de Água, é o órgão responsável pelo sistema de esgotamento sanitário.

Do total de domicílios, 98,96% possui energia Elétrica servido pela Energisa.

Itabaiana é cortada por 3 rodovias, sendo a principal a BR 408, que liga Campina Grande á Recife. Conta Também com a PB 082 e a PB 054.

Comunicação

  • Itabaiana Possui 2 rádios locais:
  • Itabaiana FM 105,1 - Sistema Correio Rainha FM 87,9 - Comunitária
  • A Cidade ainda é alcançada pela Campina FM, 98 Correio, CPAD FM, Radio rural de Timbaúba, e entre outras, todas essas em pontos distintos da cidade.
  • A cidade é servida por 4 operadoras de Internet e 3 de telefonia (Claro, Tim e Vivo).

Filhos ilustres

  • Vladimir Carvalho;
  • Severino Dias de Oliveira conhecido como Sivuca
  • Reginaldo Alves de Araújo
  • Abelardo Jurema
  • Otto Cavalcanti
  • Dentre outros Filhos


Hino da Cidade

O patamar do Paraíba, Hino à Itabaiana, Letra por
Reginaldo Alves de Araújo

Em vigorosos brados retumbantes
Semelhantes clarins a soar
Eu proclamo ardente o teu raiar
A esta plêiade de jovens vibrantes

Do Paraíba és o patamar
Para os filhos, tu és o céu
Na colmeia da vida o mel
Nas densas trevas, o luar.
Estribilho
Eu te amo Itabaiana
Com ardor no coração
Elevar o teu nome sempre
É meu lema e devoção.

Tuas ruas endeusaram Zé da Luz
O sangue do Silveira floresceu
A bravara dos filhos teus
Pondo-te na glória que reluz
Tua matriz, portal de salvação

Teus morros de beleza mil
Encantou teu povo gentil
Ó meu lindo canto de mansidão.

Outras Informações:

Município de Itabaiana
"Rainha do Vale"
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Bandeira de Itabaiana
Brasão de Itabaiana
BandeiraBrasão
Hino
Fundação26 de maio de 1891 (127 anos)[1]
Gentílicoitabaianense
LemaUnidos e sempre crescendo
Prefeito(a)Lúcio Flávio Araújo Costa[2] (PSB)
(2017 – 2020)
Localização
Localização de Itabaiana
Localização de Itabaiana na Paraíba
Itabaiana está localizado em: Brasil
Itabaiana
Localização de Itabaiana no Brasil
07° 19' 44" S 35° 19' 58" O
Unidade federativa Paraíba
Região
intermediária
Região
imediata
Região metropolitanaItabaiana
Municípios limítrofesNorteSão José dos Ramos;
SulPernambuco;
LestePilar e Juripiranga;
OesteMogeiro e Salgado de São Félix
Distância até a capitalaproximadamente 89 km
Características geográficas
Área218,847 km² [4]
População24 519 hab. (PB: 22º) –  estimativa populacional - IBGE/2016[5]
Densidade112,04 hab./km²
Climasemiárido
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,613 (PB: 45º) – médio PNUD/2010[6]
PIBR$ 132 605 mil (PB: 26º) – IBGE/2010[7]
PIB per capitaR$ 5,416 19 IBGE/2010[7]

Fonte: Wikipédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...