Todas
as escolas públicas e privadas do Brasil deveriam incluir o ensino de
música em suas grades curriculares a partir do ano de 2012. A exigência
surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que
determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação
Básica. O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade,
a sensibilidade e a integração dos alunos.
Infelizmente,
a determinação legal não está sendo cumprida na grande maioria das
escolas, por falta de professores e de estruturas básicas para o ensino
da matéria, que exige instrumentos e outros materiais.
Com
o objetivo de levar um pouco dessa arte para as escolas, o Ponto de
Cultura Cantiga de Ninar vai iniciar o projeto “Música na escola”, que
consiste na apresentação dos alunos do curso de música do Ponto nas
escolas públicas municipais e estaduais. Quem informa os detalhes é o
professor Vital Alves, instrutor do núcleo de música: “A ideia é
trabalhar junto aos projetos político-pedagógicos das escolas de forma
interdisciplinar. Os nossos alunos de música farão apresentações nas
escolas, que serviriam também para divulgar nosso trabalho no Ponto de
Cultura Cantiga de Ninar”, explica.
O
projeto terá início no dia 27 de maio, na Escola Estadual Professor
Maciel, com uma audição de violão para os alunos, seguida de debate. O
regente e compositor Vital Alves tem formação em nível superior, ou
seja, é um profissional que cursou a licenciatura na Universidade
Federal da Paraíba, professor com reconhecimento pelo Ministério da
Educação, com experiência pedagógica.
Cassiana
Meneses, mãe de Raissa Luane, que é aluna do curso de Música do Ponto
de Cultura Cantiga de Ninar, disse que está muito orgulhosa por sua
filha se apresentar nas escolas tocando violão. “Este projeto do Ponto é
muito importante para a cultura de Itabaiana e para a educação como um
todo”, afirmou.
A
primeira apresentação do projeto terá abertura feita por Clévia Paz,
Articuladora Cultural da 12ª Região. “Após a apresentação, os alunos e
professores farão análise de contexto histórico e artístico das músicas
executadas e seus compositores”, explicou Vital Alves, adiantando que
todas as fases do projeto foram combinadas com as orientadoras
pedagógicas e professores das escolas envolvidas.
Publicado por www.pccn.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário