Pesquisar este blog

"IMPRENSA É OPOSIÇÃO. O RESTO É ARMAZÉM DE SECOS E MOLHADOS". MILLÔR FERNANDES

2 de abril de 2012

2 de abril: Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo / Dia de São Francisco de Paula / Dia do livro infanto-Juvenil


O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela ONU em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como março da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.
Autismo é uma palavra desconhecida para muitos. Dessa forma o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.

1 e 2 de abril são os dias de sensibilização em todo o mundo sobre autismo!
Milhares de pessoas em todo o mundo estão vestindo azul e até mesmo "iluminando" seu mundo de azul para mostrar seu apoio e para aumentar a conscientização sobre o autismo.
O autismo afeta 1 em cada 110 crianças e 1 em cada 70 meninos. Aqui no site da AMA-Ba você poderá conhecer, entender e compartilhar com seus amigos qualquer palavra sobre o autismo. O importante é a divulgação.
Este vídeo é muito inspirador. É o vídeo de introdução do site lightitupblue.org. Nele, você verá muitos prédios e monumentos internacionais iluminados em azul para este dia.
É ótimo ver o mundo se unindo em prol de crianças e famílias afetadas pelo autismo.

2 de abril

Dia de São Francisco de Paula

Nasceu na cidade de Paula, na Calábria, em 1416. Recebeu este nome devido a devoção de seus pais a São Francisco de Assis. Em sinal de gratidão a uma cura recebida por intercessão do santo, viveu um tempo num convento franciscano.

Amor a Deus e ao próximo marcaram sua história, e seu lema pessoal era a caridade.

Depois de sair do convento, foi em peregrinação com seus pais para Roma, e ali descobriu seu chamado à vida eremítica. Ficou na Itália, em uma região distante, dedicando-se à vida de oração e penitência. Um homem da caridade, em comunhão com as dores da humanidade e da Igreja.

Muitos descobriram sua santidade e iam até ele pedir conselhos. Alguns desses descobriam sua vocação e permaneciam. Com isso, Francisco de Paula fundou uma ordem eremítica (Ordem dos Mínimos), que tinha como lema a caridade.

São Francisco de Paula, rogai por nós!
2 de Abril 

Dia internacional do livro infanto-juvenil


Ler é bom demais, todo mundo sabe disso e não há nada mais educativo e gostoso do que oferecer leitura de qualidade para filhos, netos e sobrinhos logo cedo, desde os primeiros meses… Inicialmente a gente lê pra eles, usa livros-brinquedo (de pano, madeira, plástico, borracha, papelão grosso…) depois eles “devoram” literalmente os livros ao mesmo tempo em que relacionam as imagens e histórias ao momento de aconchego com pais e mães que fazem a leitura por eles… que delícia… e o melhor de tudo, se a vida começa assim, logo o prazer da leitura se instala e certamente, ao longo dos anos, o interesse por ela permanecerá.
criança lendo acompanhada
Mas como nem tudo são flores e nem todo mundo vive as coisas exatamente assim… quem não recebeu o incentivo da leitura desde cedo, em função de ter pais iletrados, ocupados demais e/ou desinteressados por leitura/cultura não está fadado a ficar de fora dessa oportunidade mágica que a leitura nos proporciona, isso não, porque as bibliotecas de escolas públicas e particulares assim como bibliotecas públicas municipais estão a disposição de quem deseja se aventurar pelo saber, viajar junto com personagens magníficos em histórias ora muito parecidas com a realidade, ora fantasiosas e surreais, atraentes e encantadoras. E nunca é cedo para adotar o hábito da leitura. Bom seria, como disse acima, que isso fosse algo enraizado na vida da pessoa desde criancinha, mas sempre é tempo de ganhar ou comprar um bom livro e curtir.
Pensando assim e sabendo que hoje é o Dia internacional do livro infanto-juvenil, data escolhida em homenagem a Hans Christian Andersen, poeta e escritor dinamarquês mundialmente conhecido por obras como “O patinho feio”, “Os sapatinhos vermelhos”, “O soldadinho de chumbo”, “A pequena Sereia”, “A princesa e a ervilha”, entre outros…
…eu convido vocês todos, que eventualmente estejam lendo meu post, a dar umas folheadas num livrinho gostoso que seus filhos tenham em casa, de preferência na companhia dos pequenos, ou então, relembrar “àquela história” do seu livro favorito de quando criança, provavelmente guardado com muito carinho entre as coisas do passado e assim comemorar essa data tão especial…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...