O Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado nesta quinta-feira(31) com o objetivo de orientar e prevenir as pessoas dos malefícios que o cigarro causa. A data foi constituída pela Organização Mundial de Saúde(OMS) para consolidar os avanços alcançados na área de políticas públicas voltadas para a prevenção e o controle do tabagismo
O hábito de fumar é um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças, principalmente o câncer e as cardiopatias. No Brasil mais de 35 milhões de pessoas são fumantes e convivem com o aumento da pressão do sangue no coração, mais conhecida como pressão alta ou hipertensão arterial.
Segundo o cardiologista Julio Ayres Filho, os fumantes têm maiores probabilidades de apresentarem doenças cardíacas do que os não fumantes. Diante disto, as pessoas devem procurar, de seis em seis meses, realizar consultas e exames periódicos para o controle e prevenção das doenças cardiovasculares.
A hipertensão arterial é uma doença crônica assintomática e, na maioria das vezes, por não apresentarem sintomas evidentes, homens e mulheres fumantes acreditam não ter nenhuma alteração no organismo. “A predisposição de acidente vascular cerebral, ruptura de um aneurisma, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e lesão renal são os riscos de maior probabilidade nos dias de hoje em decorrência do uso do cigarro”, destaca Júlio Ayres Filho.
Com base em estudos realizados em 2011, no Brasil 14,8% da população é fumante. Entre os homens brasileiros, o percentual chega a 18%, enquanto 12% da população feminina é considerada fumante.
Além do coração, o cigarro compromete quase todos os órgãos do corpo humano ocasionando doenças que, geralmente, a maioria da população não associa ao hábito do fumo, como as patologias oculares. O oftalmologista Acilino Leite Neto explica que as substâncias presentes no cigarro causam danos ao nervo óptico e prejudicam a circulação.
“Como o sistema visual é composto por muitos vasos sanguíneos, o prejuízo à circulação sanguínea afeta diretamente os olhos, aumentando o risco da catarata, glaucoma e trombose dos vasos da retina e do nervo óptico, entre outras. Além disso, a fumaça causa irritação e piora o olho seco, inclusive em pessoas não fumantes”, afirma Acilino Leite Neto.
Benefícios para a saúde ao parar de fumar:
- Vinte minutos depois de deixar o cigarro, a pressão arterial e os batimentos cardíacos retornam ao normal;
- Um dia depois de largar o vício as chances de infarto começam a reduzir;
- Após três dias, há um aumento da capacidade respiratória;
- De 2 a 12 semanas a circulação sangüínea melhora;
- No intervalo de 1 a 9 meses a tosse e as infecções das vias aéreas vão cessando. A capacidade física melhora;
- Em um ano diminui o risco de doença coronariana em 50%. Em dez anos caem as chances do aparecimento de câncer;
- No período de 10 a 15 anos o perigo de desenvolver problemas cardíacos se iguala ao de uma pessoa que nunca fumou.
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário