Mesmo com uma agenda apertada, e um dia puxado, Vital se comprometeu em acompanhar o prefeito Veneziano na busca por recursos para o evento. “Em algumas audiências destas, estarei acompanhado do Prefeito Veneziano tratando do São João de Campina e liberação de verbas para CG” postou em seu microblog.
Conhecido internacionalmente como uma dos maiores manifestações culturais do Brasil enraizada com os costumes e tradições do povo nordestino, o Maior São João do Mundo
Vital do Rêgo lembrou ao ministro que o São João de Campina Grande tornou-se uma das maiores festas populares do país. Inserido no Calendário Anual de Eventos da EMBRATUR e reconhecido pela UNESCO como manifestação autêntica da diversidade cultural brasileiro São João segundo ele é um empreendimento artístico-cultural, no qual se apresentam mais de 500 atrações- dentre artistas de renome nacional e regional- em espaços específicos, numa infraestrutura completa, com bares, restaurantes, camarotes, palcos, palhoças de forró, onde também se apresentam quadrilhas juninas, grupos folclóricos, repentistas, cordelistas e violeiros. O evento atrai um público de mais de um milhão e meio de pessoas, com acesso totalmente gratuito durante os 31 dias de festa.
O senador paraibano disse ainda que a festa proporciona um incremento na economia regional, movimentando mais de R$ 100 milhões e estimulando a geração de aproximadamente, 12 mil empregos diretos e indiretos para Campina Grande e cidades da região. Vital destacou que em 2011 o evento obteve reconhecimento internacional, o que possibilitou a transmissão ao vivo para mais de 150 países. Além de buscar patrocínio para o São João, o senador também está empenhado junto com a rede record no sentido de ampliar a divulgação da festa unina campinense.
Centenário do Gonzagão – Comprometido com a cultura nordestina, o senador Vital também elogiou a Prefeitura Municipal que este ano resolveu prestar homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Para Vital, a homenagem ao Gonzagão é mais do que justa e merecida devido a importância que o rei do baião teve para a cultura da região. O senador lembrou que toda a programação da festa este ano está voltada para o centenário de Luiz Gonzaga. “E uma homenagem justa. Afinal tudo começou com Luiz Gonzaga, ele que tão bem cantou as coisas do Nordeste e incorporou a alma do sertanejo e do homem simples do campo. Essa é uma data emblemática” comentou.
Nascido em 13 de dezembro de 1912, se vivo estivesse, Luiz Gonzaga estaria completando em 2012 cem anos de vida. Portanto, este ano estaremos comemorando o centenário do “Rei do Baião”.
PbAgora
Nenhum comentário:
Postar um comentário