Sivuca, que faleceu em 2006 aos 76 anos, terá uma biografia. A escritora e organizadora do livro é sua filha, Flávia Barreto, socióloga e doutora em Ciências Humanas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A obra será lançada no dia 17, às 16h, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Flávia disse que percorreu várias localidades que Sivuca morou para descobrir mais sobre o país. Foi para França, Estados Unidos e esteve em comunidades do Rio de Janeiro.
A biografia de Sivuca, segundo Flávia Barreto, é destinada à leitura das novas gerações. "A narrativa que está propositadamente voltada às novas gerações. A biografia serve para contribuir para o acesso democrático ao patrimônio cultural brasileiro", disse.
Flávia Barreto diz que ser filha de Sivuca é "uma situação circunstancial", mas ser seu fã é um privilégio. "Eu sou socióloga, professora da UERJ, e levei todo meu conhecimento e minha experiência em pesquisa para essa obra", afirma.
Ela define a biografia de Sivuca como "uma obra polifônica". Muitos dos amigos e Sivuca têm voz. "O prefácio do livro é feito por Sérgio Crabal, crítico de música e pai do atual governador do Rio de Janeiro; e Ariano Suassuna, amigo de Sivuca, foi quem escreveu a orelha do livro", observou.
Fonte: Portal Correio
Nenhum comentário:
Postar um comentário