Pesquisar este blog

"IMPRENSA É OPOSIÇÃO. O RESTO É ARMAZÉM DE SECOS E MOLHADOS". MILLÔR FERNANDES

30 de novembro de 2011

Uma Itabaiana de saudade... Pelo Poeta Itabaianense Edriano Silva



Hoje me encontrei em um tempo que passou e deixou saudades, ainda criança já tinha na vida uma imensa paixão não entendia ainda o real motivo de algumas madrugadas eu me encontrar na cama de minha avó acordado.
 Eram madrugadas serenas de que apenas o silencio imperava de uma e uma hora o silencio era quebrado com toque do sino da Matriz que sua melodia tocava outro momento importante era às três horas da manhã com som da buzina do carro João padaria a entregar o pão era três paradas seguidas de três buzinadas na praça do botafogo na barraca de Dona Belinha, depois na de Zé Henrique a ultima entrega era na barraca de Zé Café.
 Dali seguia a caminhada eu ouvindo atentamente começava assim a dormir quando às quatro horas me despertava já se ouvia o barulho dos chocalhos que pendurado no gado do saudoso Zé Horacio que seguia rumo ao roçado, também neste mesmo instante Pacheco e seu Zé Nicacio seguia rumo ao rio Paraíba.
 Eu ainda tentava dormir mais não conseguia era hora de seguir pra escola eu naquele tempo não entendia de ficar assim sempre a acompanhar depois de muitos anos eu tive a certeza do motivo que me fazia assim viver a contemplar, hoje me vejo pedido tentando me encontrar.
 Daquele tempo de glorias de fantasia de alegria e diversão, hoje já não escuto o toque do sino da Matriz, nem a buzina do carro de João da padaria na entrega do pão, já não existe a barraca de Dona Belinha nem a de Zé Café, Zé Horacio, Zé Nicacio.
 As quatros horas da manhã este vazio e o único que permanecem não existe a cama de minha avó muitas pessoas amada e conhecida pro outro lado da vida passou minha tia Augusta minha avó meu tio Damião, Iracema e madrinha Augusta, Edna, Preta e vânira estas pessoas hoje mora com Deus em Itabaiana tudo mudou, não tem mais a lapinha da Arlinda a ultima Hora de Zé Dudu.
Madrugada...

São três horas da manhã, o carro a buzinar
Primeiro em Zé Henrique e depois em Zé café
Era João da padaria o relógio para quem vai acordar
A hora certa pode se levantar daqui a pouco o galo começa a cantar
Para quem tem hora a cumprir pode se preparar o pão já foi entregue
Pode e na venda comprar, para tomar o café bem cedo assim que o dia raia
Agora vem Zé Horacio, com destino a caldeirão e cinco da manhã
Pouco mais parti Zé Nicacio e Pacheco, com destino ao rio Paraíba
Hora de levantar, era assim todo o dias e essa alegria pode acompanhar.

 A festa da padroeira do parque estrela fazendo a alegria da criançada das rosas e margaridas no pavilhão fazendo uma saudosa disputa em prol da Matriz da Conceição no ultimo dia a grande procissão salve a virgem e imaculada rainha Nossa Senhora da Conceição, a missa rezada por Padre Antonio com ajuda do sacristão bebé o povo todo rezando louvando com sua canção.
Eita, saudade desse tempo quem me dera de um dia ele pudesse voltar pra sentir toda esta alegria, só em lembrar me vejo a chorar, pois vivi em tempo de magia quem assim viveu pode também recordar e voltar na velha e amada Itabaiana que em minha lembrança onde esteja vou me recordar saudades eternas de te Itabaiana, são tantos motivos que nunca em um livro poderei contar, nem mesmo com as belas poesias a te Itabaiana vou sempre declamar mil saudades tua sempre vou levar.

Poeta Edriano Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...