Pesquisar este blog

"IMPRENSA É OPOSIÇÃO. O RESTO É ARMAZÉM DE SECOS E MOLHADOS". MILLÔR FERNANDES

29 de novembro de 2011

Paraíba é o maior produtor de abacaxi do Brasil

A Paraíba continua liderando a produção de abacaxi no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima para este ano uma colheita de 273.035.000 de frutos. Em 2010, a abacaxicultura paraibana injetou na economia do Estado cerca de R$ 229 milhões e gerou 18 mil empregos diretos, em uma área de mais de oito mil hectares espalhada pelos municípios do Litoral e Zona da Mata.


Com o intuito de disseminar novas tecnologias de produção e, com isso, aumentar a competitividade dos produtores diante do crescimento da cultura do abacaxi, será realizado na próxima quarta-feira (30), em Araçagi, o IV Seminário da Abacaxicultura Paraibana. O público esperado são produtores, técnicos, professores, estudantes, pesquisadores e representantes de associações, cooperativas, além de empresas que atuam com a cadeia produtiva do abacaxi.

Os debates vão focar principalmente, questões relacionadas ao empreendedorismo na gestão da produção, competitividade e exportação. Serão discutidos também, aspectos como defensivos agrícolas e manejo de pragas e doenças do abacaxizeiro.

A boa notícia é a introdução de novas cultivares, como a variedade Vitória, resistente à fusariose, doença que atinge o fruto, causando perda de cerca de 40 por cento da produção. As mudas foram plantadas no município de Itapororoca e estão passando por um processo de tratos culturais para serem distribuídas com agricultores familiares das regiões produtoras de abacaxi no Estado.

Integram a programação do evento temas como padronização e comércio nacional de abacaxi, produção integrada, sustentabilidade da cadeia produtiva, além de painéis sobre mercados consumidores e intercâmbio de informações sobre experiências de sucesso de produtores.

Um comentário:

  1. gostaria de saber como posso comprar abacaxi dessa região meu contato é torretarantula@hotmail.com espero resposta em breve obgd.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...