Hoje 19 de março é dia dedicado a São José, santo adotado por nós nordestinhos como o mais poderoso dos santos , não porque ele seja o Pai Material ( adotivo) do Jesus Cristo, mas porque é Ele quem administra no Céu segundo a crença, o controle das chuvas que irão cair no semi-árido brasileiro , ou melhor em nosso querido nordeste durante cada ano.
Como eu vou tratar aqui de um assunto que nada tem a ver com São José, mas começo me referindo Nele porque me sinto incomodado em ver tantos feriados no Brasil, (campeão mundial na categoria), e São José não ser merecedor de um, até mesmo nos Estados e Municípios nordestinos, salvo se for nomeado Padroeiro.
O Brasil adora feriar e nós brasileiros comemorar.. Vivemos em um Pais de luxo. Temos meses de 5 dias de feriados ininterrupto, o Carnaval é exemplo, Semana Santa também.
Conjuga-se aos feriados os dias imprensados que torna-se aparentemente legal o exigir como feriado também. Para o funcionalismo publico isso é um prato cheio, porque tendo ou não direito aproveitam todos na forma do chamado ponto facultativo.
Conjuga-se aos feriados os dias imprensados que torna-se aparentemente legal o exigir como feriado também. Para o funcionalismo publico isso é um prato cheio, porque tendo ou não direito aproveitam todos na forma do chamado ponto facultativo.
Nem é preciso entender economia para saber de como feriado é prejuízo econômico para União, Estados e Municípios. Partindo desse principio li um assunto publicado no Toca do Leão hoje, que o Município de Itabaiana está na 154ª colocação do FIRJAN passando do conceito de ruim para péssimo.
Até aqui quem estiver lendo essa crônica com certeza vai dizer que eu não estou dizendo nada com nada , misturando as coisas e sem chegar a lugar nenhum.
Tudo bem vamos esclarecer, falei de São José, feriados, perdas econômicas e ainda citei o Índice de Gestão Fiscal, tudo isso para falar de Itabaiana, mas porque?
Eu disse que o Brasil é o campeão mundial de feriados. Errei. Itabaiana quem é.
Porque o Brasil nunca concedeu dia feriado para nenhum dos seus Presidentes por motivo de morte, nem o Getulio Vargas o mais famoso teve esse direito. Eu soube que Itabaiana por Lei Municipal decreta feriado o dia da morte dos seus prefeitos. Nunca li a lei, até que pesquisei, mas não a localizei. Sabemos que a Constituição dá soberania aos Municípios para legislar dentro da Lei Orgânica que o rege, desde que não venha contrariar a Lei Maior e torna-se inconstitucional. O art. 5º da Constituição diz que todos são iguais e gozam do mesmos direito perante a lei. Partindo desse principio entendo que a Lei criada para homenagear os Prefeitos deve contemplar todos que já morreram, desde o Sr. José Luiz de Araujo o primeiro Prefeito ( 1890 a 1892) a Severino Ramos da Silva ( Galego) ultimo morto. Entendo que a Lei não pode discriminar os que morreram antes, porque morto por morto todos são iguais antes ou depois da promulgação da Lei. Se assim não se procede, a Lei é Inconstitucional.
De 1890 até agora Itabaiana já teve 41 Prefeitos, não sei ao certo, mas acho que mais de 30 já morreram.
Ora, adicionando aos feriados dos prefeitos mortos, os oficiais da Republica do Brasil, do Estado da Paraíba, os religiosos, os folclóricos e os históricos municipais, Itabaiana com certeza estará do Guinness Book.
Campeão de Feriados e 154ª no IFGF da Paraíba.
Engraçado é que eu mesmo estou rindo do que escrevi. Lembrar das coisas que leio nos blogs sobre os Prefeitos de Itabaiana e saber que terão uma homenagem póstuma de um dia feriado. Só rindo mesmo.
E o senhor seu São José não mereceu essa homenagem.
Orlando Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário