Itabaiana que hoje ainda leva consigo o titulo de Rainha do Vale do Paraiba tem uma trajetória histórica no Estado da Paraiba e ponto marcante na historia do Brasil como é o fato da Batalha do Riacho das Pedras cujo registro data de 24 de maio de 1824.
Teve uma colonização antiga que data de 1663 iniciada em Maracaipe e que por muito tempo pertenceu a Vila do Pilar. Em 1º de outubro de 1881 passou a categoria de vila através da Lei nº 723, vindo a ser elevada a Município pelo Decreto nº 14 de 26 de maio de 1891 no então governo do Venâncio Neiva.
Como vemos no pequeno resumo, Itabaiana é antiga como colônia e jovem como Município .
Quem conhece a historia da cidade através de relato dos historiadores , ver claramente que a criação do Município teve uma visão econômica futurista , considerando os seguintes aspectos:
. Localização geográfica favorável a instalação de industrias e desenvolvimento de um bom comercio, já que estrategicamente ficava próxima a grandes centros como o Recife, João Pessoa e Campina Grande que na epoca demostrava crescimento economico.
. Ser uma cidade cortada pelo Rio Paraiba do Norte que propiciava progresso rural atraves de suas margens e vazante,e que oferecia água potável para consumo da população e das industrias.
. Clima ameno em função do vale em que estava situada, das montanhas que a circundava e do verde que nela existia. Era indicada pelos médicos para tratamento de saúde de pacientes acometidos de doenças respiratórias, isso fazia com que muitas famílias migrasse para Itabaiana em caráter temporário, mas era tão saudável o clima que fixavam residência definitiva.
A referida visão futurista que me refiro, foi verdadeira até o final da 1ª metade do Seculo XX. Daí em diante muito coisa mudou e me nego a comentar , já o um parabéns é dado de boas lembranças.
Durante todo esse período, o Municipio de Itabaiana foi um dos maiores pólo econômico do Estado , suas industrias eram produtivas e promissoras, entre muitas cito o Curtume, a Fabrica de Oleo, as Fabricas de Sapatos, os moinhos de café, a Fabrica de Sabão e a industria de sisal e algodão Abilio Dantas.
. No âmbito rural, as Fazendas agopecuarias era destaque pela criação e comercio de gado e pelas culturas desenvolvida.
Tudo que se instalava no comercio da cidade era sucesso certo, por essa razão grandes lojas comercias de nome nacional se estabelecia na famosa Rua Grande e junto com as lojas de propriedade de itabaianenses faziam bons negócios , já que todos os municípios vizinhos se abasteciam desse grande centro comercial.
Não posso deixar de citar, também, eventos que entre si eram regionalmente conhecidos pela grandeza e pela rentabilidade que um fazia o outro crescer.
Eram eles, a Feira de Gado, a Feira de Mangaio das terça-feira, e a Rua do Carritel com seu famoso Cabaré. Itabaiana dessa época era tão famosa que até Puta tinha o privilégio de importar.
Finalizando essa fase, acrescento, nenhum muncipio do interior da Paraiba no inicio do século XX possuía,
- telefone, bonde, educandarios e internatos de renome , lindas praças com coreto de fabricação inglesa, canteiros de flores de todas espécies, coreio e telegrafo, Igreja Catolica bordada e pintada em arte gótica, estabelecimentos bancários , e grandes eventos sociais.
Itabaiana tinha tudo isso e muito mais.
Sabado 26 de maio de 2012, Itabaiana esta completando 121 anos de Emacipação, como um Itabaianense deixo esses fatos históricos e fica em aberto para que alguém complemente o assunto com fatos históricos de 1960 até 2012 que enalteça nossa querida terra.
Orlando Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário