Corrupção é um fenômeno mundial que ocorre tanto nas empresas publicas como nas privadas e/ou entre elas. Por definição lingüística significa algo podre em decomposição, putrefação, depravação, desmolarização, devassidão, e suborno .
Eu particularmente comparo a corrupção a uma barata, que quando nós nos sentimos vitorioso ao matá-la com uma pisoteada, ela já se proliferou em outros locais e continuará a radicar seu veneno, assim também se propaga a corrupção. Dizem que nem o efeito da bomba atômica extermina a barata. Será que irá preservar também a corrupção?
A corrupção se forma de duas partes bem interessante, de um lado o “ Corruptor“ que se mostra poderoso e se lança de peito aberto conrropendo, do outro lado o “ Corrupto” que se acha esperto, mas é a figura pura de um prevaricador. Como se ver, são duas partes podres em decomposição que se juntam e se completam.
No ranking mundial, nosso continental Brasil, está ocupando a 73º posição na composição de 183 países. Na America do Sul ocupa o 3º lugar atrás do Chile e Uruguai.
Desconheço os critérios utilizados para apurar a classificação, mas pelo que vejo nos meios de comunicação escrita, falada, televisada e informatizada sobre a corrupção publica no Brasil, essa classificação não é real, se fosse, com certeza estaria ocupando os últimos lugares. Sinto que somente as instituições publicas federais de grande porte do Pais entre na avaliação, os Estados brasileiros , ( exceto os do sul / sudeste e o Distrito Federal) e os municípios são exclusos.
Políticos corruptos e corruptores, são verdadeiros exterminadores de vida humana, são parceiros da violência urbana, são os incentivadores da miséria humana, do analfabetismo, e do trabalho escravo, mais infelizmente a justiça não enxerga assim, sempre os protege com relaxamento de prisão e arquivamento de processo. Tem coisa errada, ou com a Justiça ou com as Leis, como está a impunidade reina, algo precisa ser feito.
Como estamos em um ano de eleição para governantes que estão ligado diretamente a massa no dia a dia, no caso Prefeito e Vereadores, não posso deixar de ressaltar a posição do lado que recebe todos os efeitos criminosos desse tipo de violência, me refiro ao POVO.
O POVO, sofre, é pisoteado, humilhado e até morre pelos efeitos da corrupção, mas me desculpem, colaboram para a permanecia dela, já que em anos eleitorais , elegem e reelegem políticos comprovadamente corruptos e corruptores em troca de falsas promessas e recebimento de benefícios durante o período eleitoral , ao meu ver, está sendo corrupto também.
Pensem no valor do seu voto, faça valer a dignidade e a ética.
Orlando Araujo.
Obg ao amigo Orlando Araujo pelo texto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário