Pesquisar este blog

"IMPRENSA É OPOSIÇÃO. O RESTO É ARMAZÉM DE SECOS E MOLHADOS". MILLÔR FERNANDES

2 de julho de 2012

Imagine

Já que passaram os festejos juninos eu comecei a imaginar. Imagine uma praça chamada Epitácio Pessoa em noite de São João, ornamentada com todos os aparatos juninos repleta de pessoas que veio fazer um balancê do forró pé de serra. Imagine o “choradim das safona/ voz do samba e da função/ onde os moço si diverti/ onde os mái véi se interte/ ruído pela sodade/ dos tempos da mocidade/ quando dançava o baião.” Imagine uma cidade de cantos e recantos cheio de encantos, com um passado arquitetônico firme e forte, imagine uma família matuta conduzindo você a conhecer toda essa maravilha de perto, imagine você tá diante de seus amigos que te vela e te trás a conhecer de perto a história de  sua cidade. Imagine um clima que te convida a tá perto de pessoas lindas onde os encontros acontecem e permanecem na saudade de rever.
Imagine as ruas cheias de fogueiras, o povo esperando a brasa para assar seu milho e fazer cerimônia de padrinhos e madrinhas de fogueiras.  Imagine uma ceia junina farta de cangica, pamonha,  mungunzá , pé de moleque, tapioca, enfim, as nossas delicias regionais, imagine você tomando a cachacinha Rainha onde você é o reio do copo para esquenta noite do “Melhor São João Pé de Serra do Mundo” festejando os 100 de baião e saudades de Gonzação,
imagine mais ainda, imagine você contemplar a voz de Dejinha de Monteiro, chamegando com Os 3 do chamego com os verdadeiros Nordestino do Forró com as poesias de Amazan com sua sanfona, Sirando e Sirino fazendo canção de vaqueiro aboiador, Luis Bento e Bendo cantando um Forró arretado você dançando com uma cabocla morena bem colado.
Acreditem, eu imagino minha Itabaiana assim um dia, mas essa minha imaginação foi realizada na cidade de Bananeiras-PB, nos dois dias de festas de 22 à 23 de junho. Enquanto isso Itabaiana tem um legado de ser mãe de Sivuca que nós já sabemos quem ele foi e será, mas nem uma fogueira foi acessa em homenagem a Luis Gonzaga, acredito que o mestre Sivuca  ficou triste em saber que sua terra não contemplou o seu companheiro de sanfona que se eternizou por ser o rei do Baião.

Ed Gonhá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...