Pesquisar este blog

"IMPRENSA É OPOSIÇÃO. O RESTO É ARMAZÉM DE SECOS E MOLHADOS". MILLÔR FERNANDES

2 de julho de 2012

Eleições 2012 e a ideologia do Lobo Mau


Herivelt Felix
Alea jacta est (A sorte está lançada)

Mais uma vez entramos em um processo eleitoral. As convenções dos partidos políticos são o ponto de partida para uma “corrida maluca” em busca do mais importante cargo de liderança em um município, e a população se joga cegamente nesse processo sem enxergar o que está escancaradamente encoberto.
Cada candidato escolhe o aspecto ideológico que lhe convém para arrebatar os eleitores, mas a grande maioria tem como ideologia principal... A Ideologia do Lobo Mau.           
Explico!
Todos conhecem a história de Chapeuzinho Vermelho. Uma menina de capa vermelha e inocência singular, vai visitar sua avó que foi engolida pelo Lobo Mau. Quando se depara com sua avó, percebe que ali existem características diferentes da que ela conhecia e começou a fazer perguntas que eram respondidas de maneira que a menina se sentisse tranqüila e a vontade para aceitá-lo como sua amada avó. A menina é enganada, mas escapa de ser devorada por causa de um caçador que matou o Lobo Mau que a menina e também sua avó.

Bem! Karl Marx dizia que ideologia é um instrumento de dominação de uma classe sobre a outra, e no movimento político brasileiro, existem vários candidatos utilizando desse instrumento de dominação, fantasiando-se de alguém que “ama o povo” e está sempre disposto a lutar pela sociedade. Então, na época da campanha, nos ouvem bem e nos enxergam bem, mas no momento certo abocanham nossa dignidade e se mostram verdadeiros Lobos, formando suas matilhas, e utilizando a força da máquina pública para tirar do povo o que lhes é de direito.
Estamos sendo enganados a cada campanha, pois vemos o Lobo a nossa frente, mas assim como Chapeuzinho Vermelho, não percebemos o perigo que nos circunda, ou somos egoístas demais para perceber que política é a luta do povo em busca do bem da coletividade, e ainda vivemos cercados daqueles que acham que política é o momento de “comer” qualquer coisa do Bem Público, e, satisfazendo a “mim”, que se danem os outros. Acabamos, também, incorporando a Ideologia do Lobo Mau.
Nós, o povo, é que precisamos abrir bem os ouvidos, olhos e boca, para gritar em busca de uma sociedade livre daqueles que roubam a nossa dignidade. Mas, enquanto isso, os políticos se utilizam da Ideologia do Lobo Mau e nós acabamos sofrendo da síndrome de Chapeuzinho Vermelho, mas infelizmente sem o caçador para nos livrar do perigo.



HERIVELT FELIX

2 comentários:

  1. Parabéns Herivelt, você define muito bem o que significa uma campanha política. O povo faz questão de não entender que político só gosta de pobre carente para viciá-los a pedir e assim ficarem dependentes. Não generalizo, mas grande parte de políticos agem assim.
    No humor brasileiro existe três personagens que mostra muito bem a real postura do político brasileiro , são eles:
    Walfrido Canavieira de Santo Cristo ( Criação do Chico Anisio)
    Era o Prefeito de Chico City, roubava para valer, mas sempre estava inaugurando uma obra mesmo inútil e inacabada para mostrar aos eleitores que cobravam promessa de campanha. Tinha na ponta da língua a seguinte frase, “Palavras são palavras nada mais que palavras”
    Justo Veríssimo ( Criação do Chico Anisio)
    Era um deputado da corruptogracia ( mistura de corrupção com democracia) , esse vemos diariamente nas CPI´s implantadas, são aqueles que choram, adoecem , mas mesmo com provas concretas , juram que são honestos e democráticos e que estão sendo vitimas de traição.
    E, finalmente o Odorico Paraguaçu – Prefeito de Sucupira ( Criação de Dias Gomes)
    Esse era fantástico, quem viu a obra jamais o esquece, seu discurso de posse é inesquecível, vejamos abaixo:
    "Tomo posse como prefeito desta cidade com as mãos limpas e o coração nu, despido estripitisicamente de qualquer ambição de glória. Nesta hora exorbitante, neste momento extrapolante eu alço os olhos para o meu destino e, vendo no céu a cruz de estrelas que nos protege, peço a Deus que olhe para nossa terra e abençoe a brava gente de Sucupira."
    Orlando Araujo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Orlando!

    Você pegou bem o espírito da coisa. É exatamente isso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...