Pesquisar este blog

"IMPRENSA É OPOSIÇÃO. O RESTO É ARMAZÉM DE SECOS E MOLHADOS". MILLÔR FERNANDES

7 de junho de 2012

Vereadores de Juripiranga aprovaram fim de reeleição para Presidente e demais cargos da Mesa Diretora

A Câmara de vereadores de Juripiranga aprovou na Sessão Ordinária da última segunda-feira (04), em segundo turno, a proposta de Emenda a Lei Orgânica Municipal que modifica o § 4º do artigo 22 da mesma. A emenda põe fim ao direito de recondução (REELEIÇÃO) dos membros da Mesa Diretora para o mesmo cargo na eleição subsequente. A REELEIÇÃO foi implantada na "Casa Caio Correia de Araújo" no dia 19 de março de 2002 quando uma Emenda modificou a redação original da Carta Magna Municipal que foi instituída em Juripiranga no ano de 1990.
Nos dez anos em que esteve em vigor nesta "Casa de Leis" apenas um Presidente conseguiu sua REELEIÇÃO trata-se do Ex-Vereador Reginaldo Veloso Ferreira que na época Presidiu a Câmara Municipal por seis anos consecutivos (2001-2006).
Em (2007-2008) a Câmara Municipal foi Presidida pelo atual vereador Severino Ramos Santos da Silva (Ramos Neto) e em (2009-2010) a Presidência ficou por conta do atual vereador Francisco Chimendes da Silva (Bel) que não conseguiu a sua reeleição para Presidir a "Casa" e deu lugar ao atual vereador Marinaldo Lima da Silva que Preside atualmente a Câmara de vereadores e apoiou o fim da Reeleição.
A atual Legislatura não apenas pôs fim a REELEIÇÃO, mas também derrubou a Resolução aprovada em 2006 que antecipava a eleição para renovação dos cargos da Mesa Diretora para qualquer data e mês do ano em curso, dessa forma as eleições para renovação dos cargos da Mesa só deve acontecer no dia 28 de dezembro do segundo ano de cada Legislatura empossando os eleitos no dia 1º de janeiro do ano subsequente. (texto original da LOM). Os vereadores nesse momento já aprovaram em primeiro turno um Projeto de Resolução que modifica também o Regimento Interno da "Casa" adequando o mesmo a Lei Orgânica Municipal que volta a ter o seu texto original vedando o direito a REELEIÇÃO.
Os projetos precisavam ser assinados por pelo menos um terço dos vereadores da Câmara, e, apesar de ter sido de iniciativa do vereador Ino Lucas (PSDB - Foto), a proposição teve como co-autores os vereadores Danda da Saúde (PSDB) e Tiago Mariz (PR).


Da redação
Colaboração Ino Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...